Gabinete do Estudante

O Gabinete do Estudante (GE) tem como principal missão o acolhimento, integração e apoio dos estudantes do Ispa ao longo do seu percurso académico, sendo o seu foco a satisfação e o bem-estar da comunidade académica.

Mediante o pedido do aluno, procuramos delinear e apoiar soluções adequadas e personalizadas a cada caso, em estreita articulação com outros Órgãos e Serviços do Ispa.

Assim, o Gabinete do Estudante proporciona apoio e enquadramento aos estudantes em assuntos que se relacionem com aspetos gerais da sua vida académica e pessoal, respeitando sempre a confidencialidade.

Horário de atendimento:
2ª e 6ª – das 10:00 às 12:30
3ª e 5ª – das 14:30 às 17:30
Os atendimentos devem ser agendados via e-mail: ge@ispa.pt

Áreas de intervenção do Gabinete do Estudante

Ação Social

O apoio social e económico prestado aos estudantes é parte integrante dos objetivos de promoção da justiça e de responsabilidade social prosseguidos pelo Ispa.
Assim, foi desenvolvido um conjunto diversificado de medidas de apoio destinado aos estudantes economicamente carenciados, executadas pela Unidade de Ação Social e enquadradas pelo Conselho de Ação Social Escolar.

Descubra as nossas bolsas aqui.

Necessidades Educativas Especiais

Nesta área o Gabinete do Estudante presta informações e esclarecimentos sobre os procedimentos a seguir para a obtenção do estatuto de Estudante com Necessidades Especiais (NEE). Para além disso, faz o acompanhamento de todos os estudantes com Necessidades Especiais ao longo do seu percurso no Ispa.
O objetivo desta valência, é que estes estudantes encontrem num só local a resposta para as suas questões e processos e possam igualmente recorrer ao sistema de bolsas da DGES específico para estes casos.

Aconselhamento Psicológico

A nossa atividade na área de Aconselhamento Psicológico, irá passar pelo trabalho de prevenção, através da realização workshops, de programas de desenvolvimento de competências académicas e pessoais específicas, bem como no aconselhamento (counselling) pontual ao estudante que necessite de um apoio imediato.

O tipo de aconselhamento a realizar terá como objetivo primordial a estabilização numa da situação de crise que leva o estudante a procurar ajuda.  Uma abordagem de duração curta e muito direcionada, que visa promover as estratégias de coping do indivíduo naquela situação particular.

  • Destinatários – estudantes que frequentem os cursos de licenciatura e mestrado ministrados pelo Ispa;
  • Âmbito – aconselhamento (counselling) pontual ao estudante que necessite de um apoio na resolução de um problema de cariz académico ou pessoal.
  • Procedimento – o estudante solicita o agendamento por e-mail (ge@ispa.pt), indicando o seu contacto e disponibilidade. É-lhe agendada uma entrevista de triagem para avaliação da situação e dos objetivos de ajuda pretendidos pelo mesmo.

Esta área irá funcionar a partir de outubro 2022.

Acolhimento de Estudantes (nacionais e internacionais)

Esta valência prevê a dinamização de atividades de acolhimento e integração dos novos alunos, nacionais e internacionais, nomeadamente iniciativas que promovam o convívio e adaptação dos alunos, na participação de atividades de cariz social e simultaneamente lúdico.
Prevê-se igualmente a facilitação de contatos de alojamento para estudantes deslocados, informações sobre transportes e outros assuntos determinantes para os estudantes recém-chegados a Lisboa.

Saídas Profissionais e Orientação

Em estreita ligação com os Tutores e com o Gabinete de Estágios, propomos a possibilidade de receber os alunos que se encontrem com dúvidas acerca do percurso a seguir, orientando e encaminhando no sentido de melhor conhecerem cada uma das áreas possíveis.