O Ispa foi fundado em 1962 por ordens religiosas católicas, com a denominação inicial de Instituto de Ciências Psicopedagógicas, tendo desde cedo assumido um perfil de vanguarda, em linha com as abordagens mais modernas da época.
Pioneiro no ensino e investigação da Psicologia em Portugal, o Ispa veio a adotar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 1964, passando a ser gerido por uma cooperativa aberta a docentes e não-docentes em 1977, modelo de gestão que mantém até hoje.
Com uma oferta formativa inicial muito sólida em diversos ramos da Psicologia, o Ispa foi pioneiro em Portugal no ensino e investigação do comportamento animal na década de 1980, período em que também fundou a Escola de Estudos Pós-Graduados e iniciou, a nível nacional, o funcionamento de mestrados nas áreas de Etologia, Psicologia Psicanalítica, Psicossomática e Psicologia Ambiental.
Até ao final da década de 90, o Ispa deu passos decisivos no desenvolvimento e projeção das ciências do comportamento em Portugal ao estabelecer redes e protocolos com reconhecidas universidades europeias e brasileiras e instituições de I&D que permitiram o intercâmbio de estudantes, professores e investigadores, numa ampla experiência de partilha de conhecimento.
Em 2009, o Ispa, enquanto projeto já consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente, foi requalificado em Instituto Universitário no âmbito da alteração do regime jurídico das instituições do ensino superior então introduzida.
Com esta mudança o Ispa passou a poder a ministrar, de forma autónoma Licenciaturas (1.º ciclo), Mestrados e Mestrados Integrados (2.º ciclo) e Doutoramentos (3.º ciclo).
Também em 2009 é criado o Centro de Biociências do Ispa, numa clara e bem-sucedida aposta na área das ciências da vida que iria traduzir-se, nos anos letivos seguintes, em novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos nos domínios da Biologia, Bioinformática, Biologia Marinha e Conservação e Biologia do comportamento.
Com o inicio do funcionamento do doutoramento em Ciências da Educação, a partir de 2011 e tendo por base o vasto corpo de conhecimento por si desenvolvido neste domínio, o Ispa alargou, de forma coerente, a abrangência da sua oferta formativa passando a ministrar também cursos de licenciatura em educação básica e de mestrado em formação de professores, criando valor e qualificando uma área que têm vindo a assumir particular relevância e atualidade enquanto eixo estruturante no desenvolvimento do país.
A excelência do Projeto Educativo, Científico e Cultural do Ispa tem marcado os seus mais de 60 anos de caracterizados pelo continuado crescimento institucional, notoriedade e presença pública e relevante impacto societal.
A sua história, a elevada qualificação do corpo docente, a aposta continuada na investigação cientifica, a interação e a transferência de conhecimento para a sociedade, a dinamização da dimensão cultural e a excecional vida académica, fazem do Ispa o local certo para se ousar ir mais além.
ISPA – Sapere Aude I Ousar Saber
(insignia ISPA)