Doutoramentos

Biologia Integrativa e Biomedicina

Parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência e Universidade Nova.

Este programa doutoral, que resulta de uma parceria entre o Ispa e a Universidade Nova de Lisboa, pretende produzir um grupo de doutorados em ciências biológicas, em particular em biologia fundamental, de alto nível, competitivo internacionalmente, e capaz de vir a corresponder às necessidades futuras do país na criação de massa crítica e, consequentemente, de ciência de alta qualidade.

Sobre o Curso

Para tal o programa propõe-se expor alunos de campos científicos variados (biologia, bioquímica, física, matemática) a um conjunto de módulos curriculares que perpassam toda a biologia, tanto do ponto de vista conceptual como do ponto de vista tecnológico, do nível molecular às populações, do milissegundo à escala geológica. Este treino será dado por um grupo de investigadores ativos em todas estas áreas, residentes no Instituto Gulbenkian de Ciência e outras instituições parceiras assim como convidados provenientes de instituições de investigação de todo o mundo.

No final deste ciclo, os alunos desenvolverão as suas teses em laboratórios no IGC.

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 4 anos/8 semestres, a que correspondem 240 ECTS.

Objetivos do curso

  • Adquirir vastos conhecimentos sobre biologia como disciplina: da sua história à investigação de ponta em desenvolvimento, hoje, através do globo;
  • Desenvolver uma forte capacidade analítica e crítica bem como uma cultura de rigor e dedicação, para triunfar no mercado de trabalho e, em particular, no meio académico.

Ingresso

1 – Podem candidatar-se aos Programas de Doutoramento do Ispa:

a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;

b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Ispa;

c) Os detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Ispa.

2 – O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do nº 1 apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou o seu reconhecimento.

Horário

Diurno.