Preparar profissionais para acolher e integrar refugiados: Um desafio humanitário e académico
Lisa Matos, Professora do Ispa – Instituto Universitário
Desde 2015, Portugal tem acolhido um número crescente de pessoas em situação de refúgio, exigindo um esforço conjunto entre Governo, sociedade civil e setor privado, assente fundamentalmente em respostas de emergência. No entanto, volvidos dez anos desde o início da “crise de refugiados”, é necessária uma resposta estruturada e integrada, na qual as instituições de ensino superior assumem um papel crucial, e que reconhece a intervenção direta com refugiados como uma nova realidade para a qual é preciso capacitar.
Proponho três pontos de reflexão relativamente a formação, investigação e longevidade na profissão.
Os refugiados são expostos a múltiplas experiências traumáticas, perdas significativas, barreiras culturais, instabilidade e incertezas constantes, com impacto psicológico significativo. As universidades têm um papel fundamental na formação de profissionais capazes de intervir de forma sensível e eficaz, com estas e outras populações migrantes, devendo adaptar os seus currículos, nomeadamente de Psicologia, para incluir conteúdos informados pelo trauma, princípios de Direitos Humanos, justiça social e sensibilidade cultural. Além da formação, a investigação aplicada tem um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas e implementação de cuidados de saúde mais eficazes. Mas é possível ir mais além. À medida que as organizações no terreno se profissionalizam, é necessário colaborar para promover a recolha sistemática de indicadores-chave que informem a prática e permitam adaptar e flexibilizar intervenções, com base na evidência. Finalmente, é essencial fomentar uma abordagem sistémica que considere os profissionais como agentes ativos do acolhimento e integração: ir além da capacitação e promover estratégias integradas de promoção da saúde mental, que assegurem a sua longevidade na profissão.
O desafio não é apenas social e humanitário, mas também académico. Ao assumir o compromisso de formar e capacitar profissionais, de forma integrada, para intervir com refugiados e outras populações migrantes, é possível reforçar o papel do ensino e ciência na promoção de sociedades mais inclusivas.
Daniel Cotrim é Psicólogo clínico, tendo realizado a sua formação académica no Ispa. Assessor Técnico da Direção da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, responsável pela área da Violência de Género e Violência Doméstica. Supervisor técnico das Casas de Abrigo e Centros de Acolhimento e Proteção para vítimas de violência doméstica e de tráfico de seres humanos. Especialista na área da Violência Doméstica e de Género. Exerce também prática clínica em consultório privado. Formador em diferentes entidades públicas e privadas. Pauta a sua vida pessoal e profissional pela luta pelos Direitos Humanos, de forma ativa e permanente.
Responsabilidade Social Clínica ISPA
Daniel Sousa, Diretor da Clínica ISPA e Professor do Ispa – Instituto Universitário
A Covid-19 teve a virtude de potenciar a preocupação com a saúde psicológica. A Clínica ISPA, inicia o ano de 2025, com um novo serviço de extensão universitária: a área de Responsabilidade Social. Um dos objetivos principais é, precisamente, o de a Universidade contribuir para o desafio da saúde psicológica e para o combate às desigualdades de acesso aos serviços de apoio psicológico. Portugal tem estado, sistematicamente, ao longo de décadas, no topo dos rankings de países com níveis mais elevados de perturbação e sofrimento psicológicos. O problema da saúde mental no país é complexo, vasto, e extravasa a dicotomia entre os sectores privado e público. Nesse sentido, a Universidade tem um papel central a vários níveis, incluindo a prestação de serviços à comunidade que proporcionem a possibilidade de pessoas que estejam, em situação de vulnerabilidade social, poderem usufruir de apoio e acompanhamento psicológico.
Palestra | “Mad Studies & Service User-led Research” de Jijian Voronka
A influência dos Mad Studies na forma como compreendemos o sofrimento psíquico e os desafios enfrentados por investigadores que são também utilizadores de serviços de saúde mental estarão em destaque na palestra Mad Studies & Service User-led Research, que terá lugar na Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário, dia 06 de fevereiro, às 14h30. Conduzida pela Professora Associada Jijian Voronka, da University of Windsor, no Canadá, a sessão explorará como esta abordagem crítica pode desafiar estruturas opressivas e promover novas formas de envolvimento na investigação académica.
06 de fevereiro de 2025| 14h30 | Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário | Entrada livre
Fotografia | Poética Urbana – Deambulações pelo quotidiano de Macau
A Galeria Malangatana do Ispa – Instituto Universitário inaugura, no próximo dia 20 de fevereiro, às 18h, a exposição Poética Urbana – Deambulações pelo quotidiano de Macau, do fotojornalista português Gonçalo Lobo Pinheiro. A mostra surge na sequência do lançamento do seu mais recente livro homónimo, apresentado em dezembro de 2024, em Macau. Radicado na região há mais de 14 anos, o fotógrafo tem-se destacado pelo registo sensível e poético da vida urbana, captando fragmentos do quotidiano que evocam memórias e emoções universais. No prefácio da obra, a fotojornalista norte-americana Andrea Star Reese descreve Pinheiro como “um poeta visual” cuja lente nos transporta para histórias que ecoam dentro de nós.
20 de fevereiro de 2025| 18h00 | Galeria Malangatana – Instituto Universitário | Entrada livre
Ispa organiza 1.ª edição das Jornadas BioIspianas, em parceria com NEBIspa
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Auditório Armando de Castro do Ispa – Instituto Universitário será palco da primeira edição das Jornadas Bioispianas, um evento promovido em parceria com o NEBIspa – Núcleo de Estudantes de Biologia do Ispa. Durante dois dias, estudantes, investigadores e entusiastas da biologia poderão participar em palestras de especialistas, workshops práticos e numa visita ao Aquário Vasco da Gama, num ambiente de partilha de conhecimento e troca de experiências.
20 e 21 de fevereiro de 2025| Auditório Armando de Castro – Instituto Universitário | Entrada por Inscrição
Sabe-se hoje que a dislexia tem uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, pelo que é independente do nível intelectual dos indivíduos, da qualidade do ensino, das oportunidades socioculturais, ou de alterações sensoriais.
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