Ispa N1 Minuto | Newsletter #44 – Agosto 2024

Devagar que tenho pressa: Cuidar Respeitosamente; Educar Calorosamente; Honrar Equitativamente!

Ana Teresa Brito, Diretora da Escola de Educação do Ispa – Instituto Universitário

“Devagar que tenho pressa” é uma frase antiga que (re)conheço como desafio desde criança e que vou significando, de forma singular, nas diferentes etapas da vida.

Em agosto, traduz-se pelo convite à pausa, essa extraordinária força para a entrada num novo ano, ao ritmo do calendário da formação; em setembro, que se avizinha, manifesta-se na mobilização da reserva de vagar para alavancar o seu começo.

Há neste ciclo anual uma força vital e, na aparente contradição da frase, um convite sazonal, mas também diário, quotidiano.

Ao ritmo do calendário, também muitos bebés e crianças inauguram ou retomam em setembro o seu segundo espaço e tempo de vida, a Creche. Dos braços dos pais, da família, para os braços da equipa educativa que os acolhem, há uma imensidão de sentimentos, onde cuidar e educar se entrelaçam de forma singular, única, porque inaugural, na vida de cada um.

Neste tempo de transições, todos somos particularmente responsáveis uns pelos outros, da Creche ao Ensino Superior, acolhendo quem chega com respeito e entusiasmo que, multiplicado, se engrandece na singularidade de sermos pessoas que crescem sempre, ao longo de toda a vida, numa “cascata de cuidados” (Gomes-Pedro, 2017).

No desdobrar da palavra CRECHE em ações e advérbios que as qualificam – Cuidar Respeitosamente; Educar Calorosamente; Honrar Equitativamente – deixo o convite para vivermos neste início de ano letivo e académico o que é profundamente humano e que procuramos, também, oferecer na nossa formação universitária. Em setembro, quando o primeiro Podcast da Escola de Educação sobre a Creche for partilhado, é, justamente, nosso desejo que todos sintam um pouco de si nesta partilha – da lembrança de termos sido crianças, às crianças pelas quais somos responsáveis e que enchem a nossa vida de amor, compromisso e desafio. Como afirmava Brazelton (1983), “Quando cuidam de um bebé pequeno, os adultos aprendem tanto sobre si mesmos como sobre o bebé”.

Desejo profundamente que, neste nosso novo ano, saibamos manter o vagar quando temos pressa e que nesse devagar apreciemos o tempo de estar, ser, pertencer e participar!

João Lameiras é Licenciado e Mestre em Psicologia pelo Ispa – Instituto Universitário, na área de Social e Organizações, pós-graduado em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo Ispa, obteve o grau de Doutor em Neurociências pela Universidade das Ilhas Baleares, realizando posteriormente o Pós-Doutoramento em Psicologia do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana. Possui a Especialidade de Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada em Psicologia do Desporto.

Inicia em 2007 a sua carreira profissional enquanto Psicólogo do Desporto da Seleção Nacional de Futebol de Praia. Posteriormente, de 2009 a julho de 2014 desenvolveu a sua atividade profissional como Psicólogo nos escalões de futebol de formação do S.L. Benfica. De setembro de 2014 a fevereiro de 2022 assumiu a criação e coordenação do Gabinete de Psicologia e da Performance da Federação Portuguesa de Atletismo. Atualmente desenvolve a sua atividade no setor privado, sendo igualmente subcoordenador do GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia e Performance).

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Nome completo

João Nuno Lameiras Dinis Carmo.

Idade

41 anos.

Situação familiar (casado? filhos?)

Solteiro, com uma filha de 7 anos.

Local de nascimento?

Pombal.

Foi aí que cresceu?

Sim, foi onde cresci, apesar de ter passado a maioria da minha vida em Lisboa.

Se pudesse reviver algo da sua infância, o que seria?

As minhas férias de verão em casa dos meus avós maternos. Os passeios noturnos com o meu avô e o meu cão Charlie, é o que recordo com mais saudade.

Lugar preferido?

Figueira da Foz. Embora a minha cidade de sonho seja Roma.

Tem algum passatempo? E “mania”?

Os meus passatempos passam muito pelo desporto nomeadamente padel e ginásio. Também aprecio imenso cinema, sendo a Netfilx um “vício”, mas o meu passatempo favorito é brincar com a minha filha. Manias, penso não ter.

Uma coisa que faz melhor do que ninguém?

Não diria que faço melhor que ninguém, mas penso que consigo exercer diplomacia com alguma competência, mesmo em contextos de alguma tensão.

O que o fascina?

Fascina-me a beleza da arte e o carisma de algumas pessoas.

O que os outros gostam em si?

O sentido de humor (cáustico por vezes), a autoconfiança.

E o que gostam menos?

Exatamente o que outros gostam em mim, nomeadamente a autoconfiança que numa primeira impressão pode ser percecionada enquanto arrogância.

O que queria ser quando era pequeno?

Sempre quis ser cirurgião, mas quando estava a terminar o secundário o meu pai, que era administrador hospitalar, proporcionou-me a oportunidade de assistir ao vivo a uma cirurgia…rapidamente percebi que não seria esse o meu futuro.

Como foi a sua formação e porque escolheu essa área?

Comecei a jogar ténis muito cedo e a acompanhar fervorosamente o futebol. Sempre me fascinou o fator mental no desempenho desportivo e foi isso que me levou a escolher a Psicologia e, posteriormente, a contínua especialização em Psicologia do Desporto.

Foi influenciado pelos seus pais ou familiares, nesta escolha?

Zero influência familiar, mas com todo o apoio incondicional. Os meus pais, tios e avós são formados em Direito e Medicina, sendo eu o único psic. na família.

Como é que iniciou a sua carreira profissional, e como foi esta correndo?

Eu diria que a minha carreira profissional começou enquanto aluno, mais propriamente enquanto bolseiro no Centro de Investigação e Intervenção do Ispa, no já distante ano de 2004. Depois sempre estive muito ciente do que queria para a minha carreira e posso dizer que tenho conseguido alcançar tudo aquilo que tenho idealizado. Sinto-me um privilegiado por isso mesmo e grato a duas pessoas que têm contribuído decisivamente para tal: os Professores Pedro L. Almeida e Alejandro García-Mas.

Como chegou ao Ispa?

A minha chegada ao Ispa deveu-se, em grande medida, à reputação da instituição e pelos relatos apaixonados da minha prima Maria do Rosário Lameiras, na altura a sua funcionária mais antiga.

Maior orgulho, em termos profissionais?

Respondo a isso em duas vertentes. A primeira, diria que foi integrar a Federação Portuguesa de Atletismo e poder intervir enquanto psicólogo do desporto e performance nos Jogos Olímpicos Rio16. A segunda, e provavelmente a que mais valorizo, é quando as pessoas referem que o trabalho por nós desenvolvido fez a diferença na sua vida pessoal e profissional. Adicionalmente, é para mim um motivo de orgulho manter boas relações e as portas abertas em todos os sítios onde já trabalhei.

Qual o maior obstáculo profissional que enfrentou?

Creio que a pouca oferta formativa especializada (à parte da Pós-Graduação do Ispa), bem como um contexto desportivo nacional ainda bastante desprovido de psicólogos foram os principais obstáculos no início da minha carreira. Felizmente, pude sempre contar com o apoio e experiência de profissionais de excelência como Pedro Almeida, Ana Ramires, Maria João Gouveia e Miguel Faro Viana (mais uma vez a chancela Ispa).

O que mais o motiva, profissionalmente?

O que mais me motiva, profissionalmente, é a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas e das organizações. Seja ajudando alguém a superar desafios pessoais, promovendo o bem-estar ou contribuindo para o alcance de resultados. Sinto-me realizado quando vejo que o meu trabalho tem um impacto positivo, sendo também altamente motivado pela aprendizagem contínua e pelo desenvolvimento pessoal.

Se tivesse sido algo completamente diferente, o que teria sido?

Político…ou músico.

Tem sonhos?

Não propriamente…Mas aspiro a poder reformar-me cedo e aproveitar a vida no pleno uso das minhas faculdades.

Gostava de voltar a estudar?

Eu diria que nunca parei de estudar…. Aliás, considero que a formação contínua (independentemente da competência e experiência) é mesmo um imperativo ético.

Último livro que leu?

God is Not Great, de Christopher Hitchens.

Filme preferido?

O Padrinho, de Francis Ford Coppola.

Música preferida?

Mute, dos Moonspell.

Imagem preferida?

A fotografia da minha filha.

O que é ser do Ispa?

Ser do Ispa é sentir orgulho em pertencer a uma instituição com uma longa tradição, é “ter selo” de credibilidade e excelência académica.

Que pergunta gostava que lhe fizessem?

Gostaria que me perguntassem sobre como lido com desafios ou situações de pressão.

Parar, pensar, fortalecer, inovar, aprender … para uma educação de qualidade.

Lourdes Mata, codiretora do Mestrado de Educação Pré-Escolar do Ispa – Instituto Universitário

Perante as incertezas e mudanças constantes do mundo, com que todos nos deparamos quotidianamente, colocam-se grandes desafios aos sistemas educativos. Estes, para permanecerem relevantes e apoiarem os que os frequentam, têm necessariamente de ir além da aquisição de meros conhecimentos, devendo ‘intencionalizar’ o empoderamento, promovendo o desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências, que só podem ser consolidados pelo desenvolvimento de atitudes, valores e skills variados (OECD, 2024b). 

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Nesse sentido, as abordagens pedagógicas desenvolvidas nas escolas são determinantes, independentemente da etapa educativa em que se encontram as crianças, jovens e adultos. Estas abordagens, têm, cada vez mais, de ser participativas, pois o empoderamento consegue-se somente quando os sujeitos têm oportunidades e capacidades diversas para agir, intervir e atuar em ‘assuntos importantes e relevantes para si, aprenderem quando erram e serem elementos-chave para a democracia” (OECD, 2024b, p.8). Deste modo, promove-se o bem-estar, confiança, desenvolvem-se sentimentos de competência e liderança, essenciais para uma cidadania ativa, que extravasa para além do contexto escolar, tornando-se cidadãos ativos nas suas comunidades (OECD, 2024b).  

Para este empoderamento são necessárias ações coletivas concertadas, que levem as crianças e estudantes a pensar em si, mas também a pensar e agir com os outros. Para tal, para além de qualquer conhecimento académico, são essenciais a perseverança, empatia, ética, coragem e liderança (OECD, 2024a). Certamente que, para este tipo de abordagem educativa, a qualidade da ação dos professores é fundamental, para que possam ser autónomos, tomar as suas decisões face às caraterísticas e desafios que se lhes colocam no quotidiano, ir além dos limites de uma abordagem disciplinar, serem criativos e inovadores, adaptando-se às realidades que os rodeiam, sempre numa cultura de ação colaborativa (OECD, 2024a). 

Conseguimos assim perceber os desafios enormes que se colocam nos contextos educativos e a responsabilidade que todos, que aí atuamos, temos em mãos. No Ispa, nós docentes, independentemente dos cursos em que lecionamos, devemos parar e pensar, constantemente, qual a melhor forma de promovermos o empoderamento d@s nossos estudantes, desenvolvendo o seu espírito crítico, capacidade reflexiva e certamente uma apropriação dos referenciais teóricos fundamentais, que lhes permitirão tomar decisões e introduzir uma intencionalidade consciente e consistente na sua prática. Na Escola de Educação do Ispa, na formação de professor@s e educador@s, temos uma responsabilidade acrescida, pois estes serão agentes diretos na formação e educação de crianças em idades muito precoces. Neste sentido, identificámos alguns princípios fundamentais que estão subjacentes à nossa oferta formativa para professor@s e educador@s.  Nesta está presente este empoderamento da criança de que nos fala a OECD (2024b), quando defendemos uma visão de criança como sujeito e agente da sua aprendizagem. Para além disso, temos como elemento estruturante uma abordagem relacional e desenvolvimental sistémica, inclusiva e holística, com profundo respeito por todos os envolvidos. Por fazer parte, não só das necessidades da criança, mas de todos nós, é central a valorização do brincar, das artes/expressões e cultura, em articulação com as didáticas específicas. Assim, de modo a sermos consistentes e coerentes entre o que afirmamos e o que praticamos, certamente que implementamos uma perspetiva isomórfica, onde, na formação, se procura viver da mesma forma, aquilo que pretendemos esteja presente na ação pedagógica futura d@s estudantes, com sensibilidade pedagógica, capacidade crítica e colaboração. 

Comecemos então o novo ano letivo de 2024-2025 determinados a empoderar-nos e em promovermos o empoderamento d@s noss@s estudantes, para que possamos contribuir para contextos educativos de qualidade, que conseguem adaptar-se e dar resposta às múltiplas necessidades das diversas crianças e estudantes que os frequentam e responder aos desafios do mundo atual. 

Referências:

OECD (2024a), Reimagining education, realising potential. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/b44e2c39-en   

OECD (2024b), What does child empowerment mean today? Implications for Education and Well-being. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/8f80ce38-en   

2º Congresso Internacional para a Investigação em Psicologia Escolar e da Educação

O Ispa – Instituto Universitário será o anfitrião do 2º Congresso Internacional para a Investigação em Psicologia Escolar e da Educação, que decorrerá nos dias 27 e 28 de setembro de 2024, iniciando-se às 13h do dia 27. Este evento, que se realizará de forma híbrida (presencial e online), é organizado em parceria com a ADIPSIEDUC e a Universidade de Brasília, e pretende ser um ponto de encontro para psicólogos, professores, investigadores e profissionais da área. Durante o congresso, serão promovidos quatro eventos associados, incluindo colóquios e conferências internacionais, com o objetivo de discutir e divulgar projetos de investigação que contribuem para o desenvolvimento sustentável na Psicologia e Educação. Para mais informações e aquisição de bilhetes, visite o nosso site.

27 a 28 setembro | Ispa – Instituto Universitário

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