Devagar que tenho pressa: Cuidar Respeitosamente; Educar Calorosamente; Honrar Equitativamente!
Ana Teresa Brito, Diretora da Escola de Educação do Ispa – Instituto Universitário
“Devagar que tenho pressa” é uma frase antiga que (re)conheço como desafio desde criança e que vou significando, de forma singular, nas diferentes etapas da vida.
Em agosto, traduz-se pelo convite à pausa, essa extraordinária força para a entrada num novo ano, ao ritmo do calendário da formação; em setembro, que se avizinha, manifesta-se na mobilização da reserva de vagar para alavancar o seu começo.
Há neste ciclo anual uma força vital e, na aparente contradição da frase, um convite sazonal, mas também diário, quotidiano.
Ao ritmo do calendário, também muitos bebés e crianças inauguram ou retomam em setembro o seu segundo espaço e tempo de vida, a Creche. Dos braços dos pais, da família, para os braços da equipa educativa que os acolhem, há uma imensidão de sentimentos, onde cuidar e educar se entrelaçam de forma singular, única, porque inaugural, na vida de cada um.
Neste tempo de transições, todos somos particularmente responsáveis uns pelos outros, da Creche ao Ensino Superior, acolhendo quem chega com respeito e entusiasmo que, multiplicado, se engrandece na singularidade de sermos pessoas que crescem sempre, ao longo de toda a vida, numa “cascata de cuidados” (Gomes-Pedro, 2017).
No desdobrar da palavra CRECHE em ações e advérbios que as qualificam – Cuidar Respeitosamente; Educar Calorosamente; Honrar Equitativamente – deixo o convite para vivermos neste início de ano letivo e académico o que é profundamente humano e que procuramos, também, oferecer na nossa formação universitária. Em setembro, quando o primeiro Podcast da Escola de Educação sobre a Creche for partilhado, é, justamente, nosso desejo que todos sintam um pouco de si nesta partilha – da lembrança de termos sido crianças, às crianças pelas quais somos responsáveis e que enchem a nossa vida de amor, compromisso e desafio. Como afirmava Brazelton (1983), “Quando cuidam de um bebé pequeno, os adultos aprendem tanto sobre si mesmos como sobre o bebé”.
Desejo profundamente que, neste nosso novo ano, saibamos manter o vagar quando temos pressa e que nesse devagar apreciemos o tempo de estar, ser, pertencer e participar!
João Lameiras é Licenciado e Mestre em Psicologia pelo Ispa – Instituto Universitário, na área de Social e Organizações, pós-graduado em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo Ispa, obteve o grau de Doutor em Neurociências pela Universidade das Ilhas Baleares, realizando posteriormente o Pós-Doutoramento em Psicologia do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana. Possui a Especialidade de Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada em Psicologia do Desporto.
Inicia em 2007 a sua carreira profissional enquanto Psicólogo do Desporto da Seleção Nacional de Futebol de Praia. Posteriormente, de 2009 a julho de 2014 desenvolveu a sua atividade profissional como Psicólogo nos escalões de futebol de formação do S.L. Benfica. De setembro de 2014 a fevereiro de 2022 assumiu a criação e coordenação do Gabinete de Psicologia e da Performance da Federação Portuguesa de Atletismo. Atualmente desenvolve a sua atividade no setor privado, sendo igualmente subcoordenador do GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia e Performance).
Parar, pensar, fortalecer, inovar, aprender … para uma educação de qualidade.
Lourdes Mata, codiretora do Mestrado de Educação Pré-Escolar do Ispa – Instituto Universitário
Perante as incertezas e mudanças constantes do mundo, com que todos nos deparamos quotidianamente, colocam-se grandes desafios aos sistemas educativos. Estes, para permanecerem relevantes e apoiarem os que os frequentam, têm necessariamente de ir além da aquisição de meros conhecimentos, devendo ‘intencionalizar’ o empoderamento, promovendo o desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências, que só podem ser consolidados pelo desenvolvimento de atitudes, valores e skills variados (OECD, 2024b).
2º Congresso Internacional para a Investigação em Psicologia Escolar e da Educação
O Ispa – Instituto Universitário será o anfitrião do 2º Congresso Internacional para a Investigação em Psicologia Escolar e da Educação, que decorrerá nos dias 27 e 28 de setembro de 2024, iniciando-se às 13h do dia 27. Este evento, que se realizará de forma híbrida (presencial e online), é organizado em parceria com a ADIPSIEDUC e a Universidade de Brasília, e pretende ser um ponto de encontro para psicólogos, professores, investigadores e profissionais da área. Durante o congresso, serão promovidos quatro eventos associados, incluindo colóquios e conferências internacionais, com o objetivo de discutir e divulgar projetos de investigação que contribuem para o desenvolvimento sustentável na Psicologia e Educação. Para mais informações e aquisição de bilhetes, visite o nosso site.
27 a 28 setembro | Ispa – Instituto Universitário
Mais do que uma especialização, as Pós-Graduações do ISPA são uma oportunidade de alargar e atualizar os seus conhecimentos na sua área de atuação profissional.
Candidate-se durante a 2ª fase de candidaturas e aproveite vantagens exclusivas.
Na era da informação, a comunicação eficaz da ciência surge como uma capacidade indispensável para a transmissão do conhecimento científico.
Uma das principais tarefas da comunicação de ciência é dar a conhecer a informações complexas de forma simples e acessível num processo que acrescenta valor a todos: sociedade, comunidade científica e decisores.
Nesse sentido, o novo curso promovido pela Formação ISPA “Comunicar Ciência” visa fornecer os conhecimentos e as ferramentas essenciais para uma comunicação de ciência eficaz.
Portugal está entre os três países europeus com maior prevalência de depressão. Saber como identificar e, consequentemente, ajudar estas pessoas torna-se cada vez mais essencial.
O curso “Entrevista Clínica, Prevenção e Intervenção Psicológica na Depressão” destina-se a psicólogos que pretendam desenvolver as suas competências específicas quer para intervenção preventiva na depressão, quer para realizarem terapia cognitiva-comportamental junto de pessoas com sintomas de depressão.
O Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.
Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.pt | sa@ispa.pt
Atendimento +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira 09h00 às 13h00 e 14h30 às 18h00
WhatsApp 910 873 413
Ispa N1 Minuto #43
Ispa N1 Minuto #42
Ispa N1 Minuto #41
Ispa N1 Minuto #40
Ispa N1 Minuto #39
Ispa N1 Minuto #38
Ispa N1 Minuto #37
Ispa N1 Minuto #36
Ispa N1 Minuto #35
Ispa N1 Minuto #34
Ispa N1 Minuto #33
Ispa N1 Minuto #32
Ispa N1 Minuto #31
Ispa N1 Minuto #30
Ispa N1 Minuto #29
Ispa N1 Minuto #28
Ispa N1 Minuto # 27
Ispa N1 Minuto # 26
Ispa N1 Minuto # 25
Ispa N1 Minuto # 24
Ispa N1 Minuto # 23
Ispa N1 Minuto # 22
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1