O mês do Carnaval
Ana Cristina Carvalho Martins, Presidente do Conselho Pedagógico do Ispa – Instituto Universitário
Dependendo do contexto e da natureza da relação, as interações sociais requerem, regra geral, o dispêndio de algum esforço para a gestão da forma como nos apresentamos ao outro. Determinadas pelo quadro sociocultural e pelos próprios papéis que assumimos, no palco do quotidiano há normas que ditam como devemos comportar-nos, o que é esperado que façamos e aquilo que é socialmente condenado. Estes scripts informam a nossa auto-monitorização, ou seja, o controlo próprio da imagem que pretendemos projetar a nosso respeito. Um tal processo, estratégico, na sua essência, visa evitar o cometimento de lapsos sociais e contribui para a nossa aceitação e integração social.
Fevereiro é o mês do Carnaval. Tempo, para muitos, de colocar de lado os scripts, de ousar dizer e fazer o que em outros dias é levado a mal. Do ponto de vista psicológico, tempo, pois, de liberdade, em que tudo parece, erroneamente, ser permitido. Tempo e espaço, também, para usar (outras) máscaras, para experienciar outras identidades e papéis.
Muitas pessoas saem à rua, em cortejos mais ou menos organizados, com explosões de cor, música e dança. É a avenida da fantasia, da sátira, da desinibição social, da catarse, da desindividualização, fenómenos para cuja análise a Psicologia é convocada.
No Ispa, em fevereiro, como em muitas outras instituições de ensino superior, finalizam-se as avaliações do 1º semestre com a Época de Recurso/Melhoria. Tanto para estudantes, como para professores, é tempo de balanços, de novas unidades curriculares, de novos rostos em sala de aula, de novas relações, de novos scripts sociais, até. É, ainda e de alguma forma, uma renovação e um recomeço. Que seja o mais verdadeiro, autêntico e compensador para todos/as.
Luís F. Martinez é professor associado de marketing (com agregação em gestão) na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), onde foi codiretor académico do mestrado em gestão (2019-2023). Doutorado em ciências sociais e comportamentais pela Tilburg University (Países Baixos). Licenciou-se em economia na Nova SBE e é mestre em comportamento organizacional pelo Ispa – Instituto Universitário. Antes de ingressar na Nova SBE, foi professor auxiliar na Business School do Iscte-IUL. Foi igualmente investigador/professor visitante no MIT Sloan, VSE Prague, e EM Strasbourg. Investiga e leciona nas áreas de comportamento organizacional e do consumidor, emoções e tomada de decisão, e-commerce e marketing digital, presentismo e saúde no trabalho. É, atualmente, editor associado ou membro do corpo editorial de prestigiadas revistas académicas internacionais. Tem publicado livros e artigos científicos. No início de carreira, participou na 4ª edição do programa Inov Contacto da AICEP, tendo estagiado numa empresa do grupo Sonae em Montreal (Canadá). Recebeu o prémio Investigação em 2012 pela RH Magazine.
O 25 de Abril e a Academia de Lisboa em 1974
José H. Ornelas, Professor Catedrático Jubilado
Procura-se pessoalizar o 25 de Abril em algumas personalidades ligadas aos militares, a líderes de partidos políticos existentes ou em formação, a alguns líderes da sociedade civil ou de comunidades religiosas. No entanto, é muito importante lembrar e homenagear o incontável número de ativistas que o construíram com muita dor e tortura nas prisões, apenas pelas suas ideias, bem como os desafios e enfrentamentos diários disputados nas ruas, nas Escolas e Universidades e a muitos outros níveis que não são muito lembrados. Deste modo, gostaria de homenagear, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril os/as corajosos/as líderes estudantis que aceleraram todo este processo e garantiram a democratização do país.
Palestra “Kind Emotions and the Autonomic Nervous System in Childhood”
O Ciclo de de Conferências do Ispa promove a palestra “Kind Emotions and the Autonomic Nervous System in Childhood”. O Professor Tyler Colasante reflete sobre a razão por que algumas crianças sentem emoções gentis como simpatia e culpa após prejudicarem outros, enquanto outras sentem-se felizes ou zangadas. Nesta apresentação, serão discutidos estudos que utilizam a psicofisiologia, nomeadamente medidas de frequência cardíaca e arritmia respiratória, para compreender melhor como as crianças expressam emoções bondosas, visando entender como as respostas fisiológicas no sistema nervoso autónomo ajudam as crianças a lidar com conflitos sociais e a desenvolver emoções bondosas que evitam prejudicar outros no futuro.
07 março | 14h30 | Sala de Atos do Instituto Universitário.
Entrada livre.
Palestra “Putting biology into cooperation theory”
No âmbito do Ciclo de Conferências do Ispa – Instituto Universitário, o Professor Redouan Bshary, da Universidade de Neuchâtel, apresenta a palestra “Putting biology into cooperation theory”. Bshary abordará a importância de ir além dos simples jogos económicos para integrar a teoria evolucionária dos jogos e a investigação empírica, destacando a necessidade de compreender os mecanismos subjacentes à tomada de decisão em espécies sociais.
11 março | 14h30 | Sala de Atos do Instituto Universitário.
Entrada livre.
Palestra “The Nature and Nurture of Social Behavior, or How Fish Make Friends”
O Ciclo de Conferências do Ispa – Instituto Universitário apresenta: “The Nature and Nurture of Social Behavior, or How Fish Make Friends”, com o Professor Philip Washbourne da Universidade de Oregon (EUA). Com um olhar sobre a biologia subjacente ao comportamento social, Washbourne abordará a influência de distúrbios neurodesenvolvimentais, como autismo e esquizofrenia, e compartilhará estudos sobre os mecanismos moleculares, celulares e comportamentais do comportamento social em peixes-zebra, potencialmente ampliando nossa compreensão do comportamento social humano.
15 março | 14h30 | Sala de Atos do Instituto Universitário.
Entrada livre.
Mais informações
Dislexia para não psicólogos
O reconhecimento precoce da dislexia em crianças e adolescente, e a utilização de intervenções adequadas e eficazes é crítico para os respetivos processos de aprendizagem e consequentemente para uma melhor e mais saudável vida escolar e profissional.
A frequência deste curso irá permitir aos agentes educativos e da saúde, adquirir um modelo de abordagem à dislexia, desde a identificação dos sinais de alerta até à planificação e avaliação de uma intervenção reeducativa.
Mais informações
Fatores de Risco
Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.
Conheça a formação de Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar e desenvolva estratégias preventivas dos fatores de risco para a saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar.
Trabalhar com Crianças
A nossa função, enquanto adulto, é ajudar a criança a lidar com a desregulação emocional do momento, para que ela aprenda a lidar de forma cada vez mais saudável e integrada as situações de stress.
Conheça o curso e aprofunde conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil e potencialize competências pessoais e profissionais, de modo a fomentar um desenvolvimento infantil saudável e uma prática profissional mais prazerosa.
Mais informações
Prémio Empreendedorismo Social | ISPA/CGD distingue projeto de Inclusão Social de indivíduos laringectomizados
O Prémio ‘Empreendedorismo Social | ISPA/CGD’ foi atribuído, esta segunda-feira (26 de fevereiro), ao projeto ‘Modelo Voz’ de Madalena Soromenho, que visa a integração social de portadores de laringectomia total. A cerimónia de entrega do galardão foi presidida pela Reitora do Ispa, a Professora Doutora Isabel Leal e contou com a presença da Doutora Liliana Samuel, da Caixa Geral de Depósitos.
Mais informações
O Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.
Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.pt | sa@ispa.pt
Atendimento +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira 09h00 às 13h00 e 14h30 às 18h00
WhatsApp 910 873 413
Ispa N1 Minuto #37
Ispa N1 Minuto #36
Ispa N1 Minuto #35
Ispa N1 Minuto #34
Ispa N1 Minuto #33
Ispa N1 Minuto #32
Ispa N1 Minuto #31
Ispa N1 Minuto #30
Ispa N1 Minuto #29
Ispa N1 Minuto #28
Ispa N1 Minuto # 27
Ispa N1 Minuto # 26
Ispa N1 Minuto # 25
Ispa N1 Minuto # 24
Ispa N1 Minuto # 23
Ispa N1 Minuto # 22
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1