Teresa Garcia-Marques
Presidente do Conselho Científico do Ispa
As palavras mais adequadas para assinalar o início de um ano escolar no Ispa são as de boas-vindas aos alunos, docentes, investigadores e funcionários da escola, o grupo de pessoas que constitui este Instituto Universitário. O Ispa é uma escola feita por todos vós. É no rigor com que cada um age na sua função que o Ispa se define como uma escola de excelência. Neste novo ano letivo, mais uma vez nos colocamos todos em ação, sustentando, executando e recebendo formação e assim permitindo o constante desenvolvimento das nossas competências. Contribuímos todos para que, com base numa formação que salienta os valores e princípios de uma ética profissional e científica, os alunos desenvolvam a capacidade de pensamento critico e reflexivo, e as competências básicas para que sejam os profissionais do futuro.
Um novo ano é sempre um confronto com a mudança. Uma escola de ensino universitário nunca se repete. E muito menos quando os conhecimentos, tecnologias e sociedades se desenvolvem velozmente. Em termos tecnológicos, adaptámo-nos à internet, aos acessos virtuais e submissões digitais, aos PowerPoints, apps interativas e zooms. Agora adaptamo-nos aos desenvolvimentos da Inteligência Artificial (IA), percebendo as suas vantagens e limites e colaborando no desenvolvimento de uma ética que evite a violação de direitos de autoria e privacidades. É imperativo prevenir a substituição do desempenho humano e a consequente inibição do desenvolvimento intelectual. Uma escola de ensino universitário deve estar na vanguarda destes desenvolvimentos preparando-se para o sucesso num mundo impulsionado pela IA.
Em termos societais, todos os anos a escola se adapta a novas gerações, influenciadas por fatores económicos, culturais, políticos e tecnológicos vários. E todos juntos construímos o futuro.
Que ano letivo de 2023-2024 seja frutífero e bom para todos vós.
Sofia Couto é psicóloga na IPSS GIRA, Presidente da Direção, responsável pela área dos Recursos Humanos, coordenadora do gabinete de estágios e voluntariado.
Coordenadora de dois projetos de promoção da saúde e competências socioemocionais com crianças e jovens.
Francisco Peixoto, Professor do Ispa
Com as férias a terminarem, inicia-se o retorno ao “quotidiano normal”. Entre os diferentes acontecimentos desta altura do ano ganha especial destaque o regresso à escola. É um tempo de recomeço e, se calhar por isso, como em todos os recomeços, a esperança é imensa e a vontade de fazer e aprender incomensurável.
Afonso, R. O., Pina-Martins, F., Friesen, V., Sun, Z., Campioni, L., Madeiros, J., & Silva, M. C. (2023). No evidence of inbreeding depression despite a historical severe bottleneck in the endangered Bermuda petrel (Pterodroma cahow). Journal of Heredity, 114(5), 459–469. https://doi.org/10.1093/jhered/esad030
Alho, M., Granadeiro, J. P., Rando, J. C., Geraldes, P., & Catry, P. (2022). Characterization of an extinct seabird colony on the island of santa luzia (Cabo Verde) and its potential for future recolonizations. Journal of Ornithology, 163(1), 301-313. https://doi.org/10.1007/s10336-021-01923-8
Almeida, S., Rodrigues da Silva, D., Frasquilho, D., Costa, B., Sousa, B., Mourinho Baptista, T., . . . Oliveira-Maia, A. J. (2023). Cross-cultural adaptation and psychometric evaluation of the portuguese version of the family resilience questionnaire – short form (FaRE-SF-P) in women with breast cancer.Frontiers in Psychology, 13 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1022399
Alves, M. A., Palmer, S., & Gouveia, M. J. (2023). Psychometric properties of the portuguese version of the PERMA-profiler. Trends in Psychology, https://doi.org/10.1007/s43076-023-00261-3
Amaro, R., & Brandão, T. (2023). Competitive anxiety in athletes: emotion regulation and personality matter. Kinesiology, 55(1), 108–119. https://doi.org/10.26582/k.55.1.12
Andrade, R. S., Cerveira, A. M., Mathias, M. D. L., & Varela, S. A. M. (2023). Interaction time with conspecifics induces food preference or aversion in the wild Algerian mouse. Behavioural Processes, 211. https://doi.org/10.1016/j.beproc.2023.104927
António, R., Guerra, R., Cameron, L., & Moleiro, C. (2023). Imagined and extended contact experiences and adolescent bystanders’ behavioral intentions in homophobic bullying episodes. Aggressive Behavior, 49(2), 110–126. https://doi.org/10.1002/ab.22059
Antunes, R., Alexandre, J., Guedes, M., Filipe, M. G., & Veríssimo, M. (2023). Assessing the benefits of the “Intergalactic World” social emotional learning program for 8–12-year-old children in Portugal: perspectives from teachers and caregivers. Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1233335
Baúto, R. V, Cardoso, J., & Leal, I. (2023). Artificial neural network model for predicting child sexual offending: role of cognitive distortions, sexual coping, and attitudes. Journal of Forensic Psychology Research and Practice. https://doi.org/10.1080/24732850.2023.2249518
Braga, T., de Castro Rodrigues, A., Cruz, A. R., Pechorro, P., & Cunha, O. (2023). The four facets of the Psychopathy Checklist, Youth Version and recidivism: A meta-analysis. Aggression and Violent Behavior, 70. https://doi.org/10.1016/j.avb.2023.101824
Brites, R., Brandão, T., Hipólito, J., Ros, A., & Nunes, O. (2023). Emotion regulation, resilience, and mental health: A mediation study with university students in the pandemic context. Psychology in the Schools. https://doi.org/10.1002/pits.23055
Brito, A. T., Xavier, M. R., Azevedo, N., Fareleira, F., Espirito Santo, J., Teixeira, L., Tinoco, J., & Singer, J. (2023). Dialogues with parents: a parental support and empowerment program based on the Touchpoints Model. Frontiers in Education, 8. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1251130
Buergler, S., Sezer, D., Busch, A., Enzmann, M., Bakis, B., Locher, C., Bagge, N., Kirsch, I., Carvalho, C., & Gaab, J. (2023). A qualitative study of imaginary pills and open-label placebos in test anxiety. PloS One, 18(9), e0291004. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0291004
Campioni, L., Madeiros, J., & Becciu, P. (2023). Citizen science data reveal possible multi-decadal phenological changes in the arrival time of a migratory tropical seabird species at the breeding ground. Marine Biology, 170(10). https://doi.org/10.1007/s00227-023-04268-3
Carneiro, F. A., Costa, P. A., & Leal, I. (2023). Construct-related validity of the strengths and difficulties questionnaires with three and five dimensions: A multitrait-multimethod analysis. Clinical Child Psychology and Psychiatry, https://doi.org/10.1177/13591045231168703
Castro, J., Hughes, A. P., Cid, A., Patrício, A. R., Laborde, M. I., & Matos, F. L. (2023). First long-term study of live observations of loggerhead and leatherback turtles in southern Portugal with relevance for conservation. Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems. https://doi.org/10.1002/aqc.3991
Dagan, O., Schuengel, C., Verhage, M. L., Madigan, S., Roisman, G. I., Bernard, K., Duschinsky, R., Bakermans-Kranenburg, M., Bureau, J.-F., Sagi-Schwartz, A., Eiden, R. D., Wong, M. S., Brown, G. L., Soares, I., Oosterman, M., Fearon, R. M. P., Steele, H., Martins, C., & Aviezer, O. (2023). Configurations of mother–child and father–child attachment relationships as predictors of child language competence: An individual participant data meta-analysis. Child Development. https://doi.org/10.1111/cdev.13998
Dias Neto, D., Nunes da Silva, A., Roberto, M. S., Lubenko, J., Constantinou, M., Nicolaou, C., Lamnisos, D., Papacostas, S., Höfer, S., Presti, G., Squatrito, V., Vasiliou, V. S., McHugh, L., Monestès, J.-L., Baban, A., Alvarez-Galvez, J., Paez-Blarrina, M., Montesinos, F., Valdivia-Salas, S., … Kassianos, A. P. (2023). Corrigendum: Illness perceptions of COVID-19 in Europe: predictors, impacts and temporal evolution (Front. Psychol., (2021), 12, 640955, 10.3389/fpsyg.2021.640955). Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1227506
Díaz-Abad, L., Bacco-Mannina, N., Madeira, F. M., Neiva, J., Aires, T., Serrao, E. A., Frade, P. , Regalla, A., Patrício, A. R., & Frade, P. R. (2022). eDNA metabarcoding for diet analyses of green sea turtles (chelonia mydas). Marine Biology, 169(1). https://doi.org/10.1007/s00227-021-04002-x
Diniz, E., Brandão, T., & Veríssimo, M. (2023). Father involvement during early childhood: A systematic review of qualitative studies. Family Relations. https://doi.org/10.1111/fare.12858
Duncan, D. H., van Moorselaar, D., & Theeuwes, J. (2023). Pinging the brain to reveal the hidden attentional priority map using encephalography. Nature Communications, 14(1). https://doi.org/10.1038/s41467-023-40405-8
Ferreira, A., Hanchar, A., Menezes, V., Giesteira, B., Quaresma, C., Pestana, S., Sousa, A. P. de, Neves, P., & Fonseca, M. (2022). VR for rehabilitation: The therapist interaction and experience. https://doi.org/10.1007/978-3-031-19679-9_66
Florindo Salvador, V., Gouveia-Pereira, M., Simões, B., & Duarte, E. (2023). Young adults who self-harm: Barriers to and facilitators of seeking help. Psychiatry Research, 327. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2023.115390
Gaboardi, M., Santinello, M., Disperati, F., Lenzi, M., Vieno, A., Loubière, S., Vargas-Moniz, M. J., Spinnewijn, F., Greenwood, R. M., Wolf, Bokszczanin, A., Bernard, R., Blid, M., Ornelas, J., & Maybeth, S. (2022). Working with people experiencing homelessness in europe. Human Service Organizations Management, Leadership and Governance, 46(4), 324-345. https://doi.org/10.1080/23303131.2022.2050330
Greenwood, R. M., O’Shaughnessy, B. R., Manning, R. M., Vargas Moniz, M. J., Sacchetto, B., Ornelas, J., Jorge-Monteiro, M. F., Almas, I., Duarte, T., Disperati, F., Gaboardi, M., Lenzi, M., Santinello, M., Vieno, A., Marques, R. P., Carmona, M., Nave, A., Bernad, R., Rivero, B., … Consortium, the H. (2023). Psychometric properties of the measure of achieved capabilities in homeless services. BMC Public Health, 23(1). https://doi.org/10.1186/s12889-022-14755-9
Handley, J. M., Harte, E., Stanworth, A., Poncet, S., Catry, P., Cleminson, S., Crofts, S., & Dias, M. (2023). Progressing delineations of key biodiversity areas for seabirds, and their application to management of coastal seas. Diversity and Distributions, 29(1), 123–142. https://doi.org/10.1111/ddi.13651
Larsson, J., Werthén, D., Carlsson, J., Salim, O., Davidsson, E., Vaz, A., Sousa, D., & Norberg, J. (2023). Does deliberate practice surpass didactic training in learning empathy skills?–A randomized controlled study. Nordic Psychology. https://doi.org/10.1080/19012276.2023.2247572
Lima, A. R. A., Garrido, S., Riveiro, I., Rodrigues, D., Angélico, M. M. P., Gonçalves, E. J., Myron, A. P., & Silva, G. (2022). Seasonal approach to forecast the suitability of spawning habitats of a temperate small pelagic fish under a high-emission climate change scenario. Frontiers in Marine Science, 9. https://doi.org/10.3389/fmars.2022.956654
Martins, P., Gonzalez, A., de Lima, M. P., Faleiro, J., & Preto, L. (2022). Positive development based on the teaching of personal and social responsibility: An intervention program with institutionalized youngsters.Frontiers in Psychology, 13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.792224
Martins, R., Pereira, E., Rosado, A., Marôco, J., McCullough, B., & Mascarenhas, M. (2022). Understanding spectator sustainable transportation intentions in international sport tourism events.Journal of Sustainable Tourism, 30(8), 1972-1991. https://doi.org/10.1080/09669582.2021.1991936
Mata, L., Monteiro, V., Peixoto, F., Santos, N. N., Sanches, C., & Gomes, M. (2022). Emotional profiles regarding maths among primary school children – A two-year longitudinal study. European Journal of Psychology of Education, 37(2), 391-415. https://doi.org/10.1007/s10212-020-00527-9
Nascimento, A. M., Andrade, J., & de Castro Rodrigues, A. (2023). The Psychological Impact of Restorative Justice Practices on Victims of Crimes—a Systematic Review. Trauma, Violence, and Abuse, 24(3), 1929–1947. https://doi.org/10.1177/15248380221082085
Patrício, A. R., Beal, M., Catry, P., Godley, B. J., Barbosa, C., Regalla, A., Diouck, D., Madeira, F. M., Traoré, M. S., Senhoury, C., & Sidina, E. (2022). Green Turtles Highlight Connectivity Across a Regional Marine Protected Area Network in West Africa. Frontiers in Marine Science, 9. https://doi.org/10.3389/fmars.2022.812144
Peceguina, I., Alcântara, I., & Gonzalez, A.-J. (2023). Stories of stories: Dialogues between psychology and art on pediatric hospital clowns’ visits narratives. Humanistic Psychologist. https://doi.org/10.1037/hum0000325
Pechorro, P., DeLisi, M., Gonçalves, R. A., & Maroco, J. (2022). Bold, mean and disinhibited: Getting specific about the mediating role of self-control and antisocial outcomes in youth. Psychiatry, Psychology and Law, 29(6), 871-888. https://doi.org/10.1080/13218719.2021.1995519
Pedroso de Lima, M., Martins, P., & Gonzalez, A. (2022). Portuguese version of the ageing attitudes questionnaire (AAQ): Validation of the psychometric properties. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(24). https://doi.org/10.3390/ijerph192416778
Peixoto, F., Radišić, J., Krstić, K., Hansen, K. Y., Laine, A., Baucal, A., Sõrmus, M., & Mata, L. (2023). Contribution to the Validation of the Expectancy-Value Scale for Primary School Students. Journal of Psychoeducational Assessment, 41(3), 343–350. https://doi.org/10.1177/07342829221144868
Pimentel, D., & Pedra, A. (2023). Primary Psychopathy in Formal Leaders and Job Satisfaction Levels of Employees Working in Family and Non-Family Firms. Administrative Sciences, 13(8). https://doi.org/10.3390/admsci13080190
Pinho, J. S., Cunliffe, V., Kareklas, K., Petri,G., & Oliveira, R. F. (2023). Social and asocial learning in zebrafish are encoded by a shared brain network that is differentially modulated by local activation. Communications Biology, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.1038/s42003-023-04999-5
Raccanello, D., Balbontín-Alvarado, R., Bezerra, D. da S., Burro, R., Cheraghi, M., Dobrowolska, B., Fagbamigbe, A. F., Faris, M. E., França, T., González-Fernández, B., Hall, R., Inasius, F., Kar, S. K., Keržič, D., Lazányi, K., Lazăr, F., Machin-Mastromatteo, J. D., Marôco, J., Marques, B. P., … Aristovnik, A. (2022). Higher education students’ achievement emotions and their antecedents in e-learning amid COVID-19 pandemic: A multi-country survey. Learning and Instruction, 80. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2022.101629
Ribeiro, P. R., & Neto, D. D. (2023). The real relationship: the Portuguese version of the Real Relationship Inventory-Client form. Research in Psychotherapy: Psychopathology, Process and Outcome, 26(2). https://doi.org/10.4081/ripppo.2023.678
Sánchez-Rodríguez, E., Ferreira-Valente, A., Pimenta, F., Ciaramella, A., & Miró, J. (2022). Mental, physical and socio-economic status of adults living in spain during the late stages of the state of emergency caused by COVID-19. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(2). https://doi.org/10.3390/ijerph19020854
Santos, N. N., & Monteiro, V. (2023). Schools’ educational policies about grade retention decision making. Education Policy Analysis Archives, 31. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7586
Santos, N. N., Pipa, J., & Monteiro, V. (2023). Analysing grade retention beliefs within teachers’ psycho-pedagogic beliefs system. Teaching and Teacher Education, 121. https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103939
Sinval, J., Vazquez, A. C. S., Hutz, C. S., Schaufeli, W. B., & Silva, S. (2022). Burnout assessment tool (BAT): Validity evidence from Brazil and Portugal.International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(3). https://doi.org/10.3390/ijerph19031344
von Humboldt, S., Miguel, I., Valentim, J. P., Costa, A., Low, G., & Leal, I. (2023). Is age an issue? Psychosocial differences in perceived older workers’ work (un)adaptability, effectiveness, and workplace age discrimination. Educational Gerontology, 49(8), 687–699. https://doi.org/10.1080/03601277.2022.2156657
Wobeto, M. I., Brites, R., Hipólito, J., Nunes, O., & Brandão, T. (2023). Emotion regulation and mental health among professionals of long-term care institutions for older adults: The mediating role of work engagement. Health Psychology Report, 11(2), 124–133. https://doi.org/10.5114/hpr/156259
Zlobina, A., Bettinsoli, M. L., Miranda, M. P., & Formanowicz, M. (2023). Back to basics: human rights violations and dehumanization. Current Opinion in Behavioral Sciences, 51. https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2023.101263
Fonte: Centro de Documentação do Ispa | SCOPUS
Workshop: Como Confinar Melhor?
O Ispa organiza o Seminário “Art & Science – Gathering of Creative Minds” que tem como objetivo promover o diálogo entre dois dos maiores campos da criatividade humana – a Arte e a Ciência. Durante um dia, especialistas como Suzanne Anker, Leonel Moura ou Marta de Menezes partilham as suas experiências.
09h30 | Sala de Atos do Instituto Universitário.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Pode inscrever-se aqui.
O Ciclo de Conferências – Ciência, Arte e Transformações apresenta a palestra “Stories of life, life as stories: dealing with personal and collective narratives in (Psychotherapeutic) Playback Theatre” com Elsa Maurício Childs e Shoshi Keisari, com moderação de Nuno Amarante.
14h30 | Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário.
O Ciclo de Conferências – Ciência, Arte e Transformações regressa no dia 13 de outubro, com a palestra “Using the Arts to work with older adults” de Hod Orkibi e Margarida Pedroso de Lima, com moderação de António Gonzalez.
16h30 | Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário.
Webinar: Para uma Gestão Eficaz do Stress
A gestão eficaz do stress é fundamental para promover o bem-estar físico e psicológico.
Isto só é possível quando desenvolvemos competências para reconhecer os sinais e identificar as suas causas com vista à implementação de estratégias adequadas.
Não perca a oportunidade de participar no Webinar: Para uma Gestão Eficaz do Stress
Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado- Jovens Adultos
O curso de Aconselhamento Vocacional e de Carreira Aplicado a Jovens Adultos faz parte da Pós-Graduação Modular em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira, destina-se a psicólogos e tem por finalidade promover o desenvolvimento de competências no âmbito de intervenções de consulta psicológica, individual e/ou grupal, no domínio do aconselhamento vocacional.
Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens
O Curso de Acolhimento Residencial Terapêutico e Educativo de Crianças e Jovens aborda as principais temáticas da área do Acolhimento neste contexto.
No decorrer deste curso vai ser dado a conhecer a evolução das respostas de acolhimento residencial terapêutico no contexto da proteção das crianças e jovens, assim como a sua relevância para os desafios atuais com crianças com problemas de comportamento.
Ispa atribui Doutoramento Honoris Causa a Maria Teresa Horta
Jornalista, escritora e poetisa portuguesa, o nome Maria Teresa Horta ficou celebrizado como expoente máximo do feminismo e das repressões do mundo social. Militante na defesa dos direitos das mulheres, o seu trabalho está diretamente relacionado com a qualidade literária, liberdade e posicionamento disruptivo na escrita.
“Maria Teresa Horta é um nome incontornável da cultura portuguesa do século XX, mas também pioneira da causa das mulheres, da afirmação feminina e da liberdade como valor nodal. Próxima do Ispa em diferentes momentos do seu percurso, é uma honra e um gosto inscrevê-la na nossa comunidade e homenageá-la publicamente através da atribuição deste Doutoramento Honoris Causa”, referiu a Reitora do Ispa, Isabel Leal.
Ispa lança prémio na área do empreendedorismo social no valor de 2500€
O Ispa-Instituto Universitário lança, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Prémio “Empreendedorismo Social”, uma iniciativa que visa distinguir projetos nesta área, desenvolvidos por estudantes da instituição e/ou Alumni, por meio de concurso, que tenham concluído o ciclo de estudos na instituição, até três anos antes da data de abertura do concurso.
O Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.
Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.pt | sa@ispa.pt
Atendimento +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira 09h00 às 13h00 e 14h30 às 18h00
WhatsApp 910 873 413
Ispa N1 Minuto #32
Ispa N1 Minuto #31
Ispa N1 Minuto #30
Ispa N1 Minuto #29
Ispa N1 Minuto #28
Ispa N1 Minuto # 27
Ispa N1 Minuto # 26
Ispa N1 Minuto # 25
Ispa N1 Minuto # 24
Ispa N1 Minuto # 23
Ispa N1 Minuto # 22
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1