É inegável que a alimentação saudável e o exercício físico são amplamente promovidos pela sociedade como comportamentos essenciais para a nossa saúde. No entanto, será que esses comportamentos são suficientes para garantir a nossa saúde e felicidade a longo prazo? Embora uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico sejam importantes para manter a nossa saúde física e mental, existem outros fatores que têm igualmente um peso significativo no nosso bem-estar. Um dos estudos mais importantes realizado pela Universidade de Harvard, que acompanhou 724 homens ao longo de 75 anos, investigou os principais fatores que contribuem para uma vida longa e saudável. O estudo “What Makes a Good Life” descobriu que as pessoas que têm relações sociais de mais qualidade são mais felizes, saudáveis e tendem a viver mais tempo. Contrariamente, as pessoas mais isoladas (do que aquilo que desejariam) tendem a ser menos felizes, a ter um maior declínio na sua saúde física, incluindo no funcionamento do seu cérebro, e a viver menos tempo. E não é o número de relações, nem o (não) envolvimento numa relação romântica que faz a diferença, mas sim a qualidade das relações estabelecidas. Ter relações sociais significativas e positivas pode fazer uma enorme diferença na nossa saúde e bem-estar. Torna-se, assim, essencial integrar na nossa “lista” de comportamentos saudáveis o cuidado com as relações sociais. Cultivar e manter relacionamentos saudáveis é tão importante como cuidar da nossa alimentação e praticar exercício físico regularmente. Devemos esforçar-nos por investir em relacionamentos significativos e positivos nas nossas vidas, por exemplo, dedicando mais tempo às pessoas e menos tempo aos ecrãs, ou combinando encontros com pessoas importantes, mas com as quais passamos pouco tempo. Isso é fundamental para uma vida longa, saudável e feliz.
Fonte:
Waldinger, R., & Schulz, M. S. (2023). The Good Life: Lessons from the World’s Longest Scientific Study of Happiness. Simon & Schuster.
Tânia Brandão
Professora auxiliar do Ispa – Instituto Universitário
Jorge Encantado é psicólogo investigador e professor universitário, especialista em Psicologia da Saúde e Ciência Comportamental. Participou na última década em vários projetos de investigação nacionais e europeus onde adquiriu vasta experiência de investigação em intervenções comportamentais para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Com doutoramento na área da Psicologia da Saúde, especializou-se em teorias e modelos motivacionais e autorregulatórios. Mais recentemente tem desenvolvido trabalho relacionado com estados de expansão da consciência e o impacto que estes podem ter na potenciação de momentos cruciais de mudança, bem como no bem-estar psicológico e na qualidade de vida. É membro da equipa editorial do website SafeJourney, plataforma de divulgação de ciência e de cultura psicadélica.
Artigo de opinião por Marta Marques
Nos últimos anos, tem-se assistido a uma proliferação da utilização das expressões “behaviour change” (mudança comportamental) e “behavioural science” (ciência comportamental). A que se deve este hype? Deve-se à constatação de que os desafios societais atuais têm em comum a necessidade de mudar comportamentos. As questões da emergência climática e a pandemia da COVID-19 vieram acentuar ainda mais a necessidade de compreender melhor e alterar com sucesso os comportamentos humanos necessários para a saúde e bem-estar individual, das populações, e do planeta.
A importância da ciência comportamental para a promoção da saúde das populações e do planeta é tao notória que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, recentemente, grupos técnicos e científicos de ciências comportamentais, para apoiar o desenvolvimento de políticas e programas de saúde a nível global, garantindo a sua qualidade e eficácia através da utilização de métodos sistematizados e teorias de mudança comportamental baseada na evidência. Em fevereiro de 2023, foi aprovada a primeira resolução da OMS nesta área – “Behavioural sciences for better health“.
O Ispa – Instituto Universitário atribuiu o título de Doutora Honoris Causa a Grada Kilomba, artista interdisciplinar reconhecida pelo seu trabalho de mérito. A artista e investigadora agradeceu a homenagem e sublinhou que o Ispa, onde se licenciou em Psicologia Clínica, “foi mesmo uma casa, um refúgio onde eu cresci intelectualmente e artisticamente”.
Conheça os últimos artigos publicados.
Inserida no Ciclo de de Conferências do Ispa, a palestra de Giorgia Committeri – Decision-making, temporal discounting and mental health debruça-se sobre o fenómeno conhecido como Desconto Temporal.
05 de maio | 14h30 | Sala de Atos do Ispa- Instituto Universitário
Entrada livre.
Nesta quinta edição do Ciclo de Conferências | As novas profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento recebemos Sónia Frazão, Head of Enterprise Design na Axians Portugal, com a palestra intitulada DECODING DATA: O que têm em comum o Prince Charles e o Ozzy Osborne?
10 de maio | 17h30 | Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário e Zoom
A sessão será transmitida, também, online.
Promover o debate em torno dos novos desafios que se colocam à psicologia. Esse é o principal objetivo do Fórum “Novos desafios à Psicologia: investigação, ensino, Intervenção” que decorre no Ispa, no dia 19 de maio. O evento tem como participantes docentes do Ispa, os seus Alumni, docentes de outras Universidades e especialistas de diferentes instituições nacionais.
19 de maio | 17h30 | Auditório Armando de Castro do Ispa – Instituto Universitário
Inscrição obrigatória.
Este curso destina-se a psicólogos que desejem conhecer melhor o uso de psicofármacos em várias situações clínicas ao longo do ciclo de vida, as suas implicações para as provas de avaliação psicológica e compreender como prevenir problemas de automedicação e adesão terapêutica.
Simultaneamente, pretende-se promover uma reflexão crítica sobre a banalização dos psicofármacos, o seu uso abusivo e o fenómeno de medicalização-psiquiatrização da existência humana.
Esta formação visa capacitar técnicos que trabalham com crianças para a compreensão do que é a Discalculia, quais os seus critérios diagnósticos e como identificar e reconhecer crianças em risco.
Com uma forte componente prática e focada no “saber fazer” esta formação pretende também preparar os formandos para a intervenção nos diferentes graus das Dificuldades e Perturbações da Aprendizagem Específica da Matemática.
Workshop Online
E quanto a si, o psicoterapeuta?
A condução do tratamento psicológico coloca encargos adicionais, especiais no terapeuta.
Este workshop coloca em prática a máxima socrática “conheça-se a si mesmo” e “cure-se a si mesmo” e vai centrar-se em 13 estratégias de autocuidado baseadas em pesquisas e recomendações, clinicamente testadas.
Junte-se a nós e participe neste workshop com palestras focadas, demonstrações em grupo, ensaios de pensamento e discussões interativas.
Psychotherapist Self-Care tem como objetivos garantir pelo menos 6 estratégias de autocuidado apoiadas por pesquisa empírica, identificar o imperativo ético do autocuidado, revigorar o psicoterapeuta e fornecer um plano de ação individualizado.
Daniel Sousa no Diário de Notícias
Pedro Alexandre Costa no Diário de Notícias
Manuel Eduardo dos Santos na Visão
Paulo Catry na RTP Madeira
Teresa Garcia-Marques no Publico
Marian J. Bakermans-Kranenburg no Publico
Ana Cristina Silva no Diário de Notícias
Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.
Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.pt | sa@ispa.pt
Linha Azul Candidaturas 808 101 717
Atendimento +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira 09h00 às 13h00 e 14h30 às 18h00
WhatsApp 910 873 413
Ispa N1 Minuto # 27
Ispa N1 Minuto # 26
Ispa N1 Minuto # 25
Ispa N1 Minuto # 24
Ispa N1 Minuto # 23
Ispa N1 Minuto # 22
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1