A cada ano letivo, renovam-se o entusiasmo, a expectativa e a esperança de que “este ano seja melhor”. No percurso de desenvolvimento académico, alunos devem desempenhar um papel ativo na construção do seu conhecimento e professores devem ser verdadeiros agentes facilitadores deste processo. Este é um caminho que não se trilha sozinho, mas lado a lado com colegas e guiado por professores, cuja qualidade das interações e relações que se estabelecem é um fator determinante para o bem-estar e sucesso de todos.
Para os alunos do 1º ano, este ano letivo acarreta um significado especial, ao ser palco de uma grande transição, que exige maiores níveis de regulação, independência e de responsabilidade pessoal. Não existem fórmulas ou receitas, mas motivação, perseverança, humildade e confiança são alguns dos ingredientes imprescindíveis e o ponto de partida para adquirirem e dominarem novos conhecimentos. Devem preservá-los à medida que, gradualmente, desenvolvem a capacidade de ir para além de pensamentos do senso comum e do “tudo ou nada” para abordagens teóricas e científicas integrativas. Mas há muito mais para descobrir e desenvolver. Afinal, as universidades são contextos de desenvolvimento não só cognitivo ou intelectual, como social, emocional, moral.
A toda a comunidade académica, votos de um excelente ano letivo, em que todos se envolvam ativamente enquanto catalisadores do desenvolvimento uns dos outros, permitindo que cada individuo atinja a sua melhor versão e todo o seu potencial.
Carla Fernandes
Professora do Ispa
Artigo de opinião por Sara Belo
Sara Belo é Psicóloga Clínica e Coordenadora do Gabinete do Estudante. Antiga aluna do Ispa e colaboradora desde 2001, gosta de fotografia e de praticar canyoning nas horas vagas.
Tal como na prática da psicoterapia, na ciência que suporta a psicoterapia o “saber o que não se sabe” ou se “sabe insuficientemente” é crucial na mudança. Tal como na clínica, na ciência é este o ponto de partida. Para um investigador, melhor do que uma excelente resposta é uma boa pergunta. Na psicoterapia, existem várias respostas, mas permanecem perguntas muito interessantes.
A utilização de sites de redes sociais pode tornar-se compulsiva, dando-se uma necessidade premente e frequente de dar atenção ao que lá surge. Isto consume grande quantidade de tempo e perturba atividades académicas, profissionais e sociais. Quando tal acontece fala-se de dependência das redes sociais (adição ou uso problemático das mesmas são outros termos). A dependência das redes sociais não é um tudo-ou-nada; varia em graus; algumas pessoas estão muito afetadas, outras mais ligeiramente. De facto, em algum grau a dependência tornou-se normativa para muitos de nós e, com alguma frequência, já nem achamos estranho que as nossas conversas estejam sistematicamente a ser interrompidas pelos interlocutores a olharem para o smartphone.
Conheça os últimos artigos publicados.
Na semana em que inauguramos as celebrações dos 60 anos do Ispa, convidamos toda a comunidade Ispiana (Alumni, Estudantes, Professores, Investigadores, Bolseiros, Colaboradores, Amigos do Ispa) a juntar-se num almoço onde queremos rever todos os que por aqui passaram, nas várias gerações. Esperamos reencontrar-vos lá!
Não deixe de reservar o seu lugar neste evento.
12 Novembro | 13h00 | Casa do Alentejo
A Reitora do Ispa, Professora Doutora Isabel Leal, tem a honra de convidar para a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2022/2023 e Sessão Inaugural das Comemorações dos 60 anos do Ispa, no dia 7 de novembro às 10h00, no Auditório Armando de Castro.
A sessão vai contar com a tradicional formação do Cortejo Académico, momentos musicais e a entrega de Diplomas de Mérito, Insígnias, Medalhas e Prémios Carreira.
10 novembro | 21h00
Auditório Armando de Castro, Ispa – Instituto Universitário
Evento integrado nas comemorações dos 60 anos do Ispa.
Entrada livre, sujeita a inscrição (lugares limitados)
O Projeto Eco é o coletivo dedicado ao Teatro Playback do dISPAr Teatro. Nas suas atuações, o protagonismo é dado às pessoas do público e às suas narrativas. A partir destas, são improvisadas cenas teatrais e musicais, que se entrelaçam para criar um momento de comunidade e partilha.
Sou Ispa. O que vivi nesta casa? Quem conheci? O que aprendi? O que me ficou? Que gargalhadas e lágrimas foram as minhas e as dos meus, que desafios? Tragam as vossas histórias, as vossas vozes, os vossos olhos e ouvidos, e vamos viajar pelas memórias coletivas do Ispa!
*Imagem: segmento da obra ‘Casa Sagrada’ de Malangatana Valente Ngwenya, em exposição permanente no Ispa, no Auditório Armando de Castro.
No próximo dia 3 de novembro às 12h30 na Sala de Atos do Ispa, o investigador Marco Vasconcelos vai dar uma palestra com o título Making sense of animal misbehavior: The case of suboptimal choice.
Abstract: We use irrational decisions as tools to understand the mechanisms that regulate behavior. On the one hand, they expose the shortcomings of our theories; on the other, they reveal situations wherein evolved psychological mechanisms backfire and thus allow us to study them in detail. The case of suboptimal choice is used to highlight how we can reconcile oddity with theory and ultimately increase our knowledge of basic learning processes.
No âmbito do projeto Redes de Pares vai realizar-se uma ação de formação com o título Violência doméstica contra mulheres (dirigida a profissionais), que será dinamizada pela professora e investigadora do Ispa, Raquel Cardoso, no próximo dia 9 de novembro das 14h30 às 18h30.
O evento terá também uma sessão on-line para as vítimas de violência nos dias 8 e 15 de novembro das 20h às 22h.
Dia 11 de novembro às 21h00, no âmbito das celebrações dos 60 anos do Ispa, o Auditório Armando de Castro recebe o concerto de João Pires e convidados.
João Pires (alumni Ispa) dedicou-se à guitarra e à composição, tendo tido influências e ensino direto de mestres do flamenco, mas também das tradições lusófonas, tanto africanas como brasileiras. Música do Mundo lusófona, apresentará um repertório tanto de originais seus como de temas que percorrerão os sons da lusofonia. Estará acompanhado por um conjunto de músicos composto por: Diogo Duque (sopros), Marília Schanuel (voz) e Juninho Ibituruna (percussão).
Entrada livre sujeita a inscrição.
No próximo dia 8 de novembro vamos contar com a presença do professor Hod Orkibi (School of Creative Arts Therapies, University of Haifa, Israel / MA in drama therapy, New York University, NY, USA) no Ciclo de Conferências, onde vai falar sobre “Arts-Based Programs for Community Rehabilitation of People with Mental Health Conditions“.
A conferência é gratuita e aberta a todos os Ispianos e ao público em geral.
Marque já na sua agenda: dia 8 de novembro, quinta-feira, às 16h30, no Auditório 1 do Ispa.
O deputado Alexandre Quintanilha é o próximo convidado das Conversas no Divã.
A sessão será transmitida em direto no dia 8 de novembro às 18h30 na página de Facebook do Ispa.
Emitidas quinzenalmente às terças-feiras das 18h30 às 19h30, as Conversas no Divã exploram vários temas das artes e da cultura através de conversas informais com escritores, encenadores, músicos, performers, atores e artistas visuais. Neste divã virtual e simbólico, haverá ainda lugar para associar livremente, trazer sonhos e lapsos freudianos, fazendo jus ao legado do criador da psicanálise.
O DJ, Produtor e Músico, Luís Clara Gomes (Moullinex), é convidado das Conversas no Divã.
A sessão será transmitida em direto no dia 22 de novembro às 18h30 na página de Facebook do Ispa.
Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação (DCI) 2022/2023.
Dirigido a alunos do 1º ciclo de Psicologia, este programa tem como objetivo incentivar e desenvolver competências de investigação na área da Psicologia.
Inscrições até dia 18 de novembro.
A partir de novembro a Clinica Ispa disponibiliza um Grupo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (GDPP), um espaço privilegiado para os psicólogos e psicólogos em formação potencializarem o processo de desenvolvimento pessoal e profissional, particularmente em relação às dimensões de relacionamento interpessoal.
Com o GDPP pretende-se convidar os psicólogos a promoverem uma atitude de abertura à exploração de possibilidades emergentes das dinâmicas interpessoais, sendo a auto-revelação e auto-exposição veículos privilegiados de aprendizagem.
Inscrições através do email: clinica@ispa.pt
Alexandra Coelho no Jornal de Notícias
Paulo Catry na Wilder
Ispa na Forúm Estudante
Catarina Perpétuo no Público – P2
Ana Sabino na Revista Visão
Cláudia Carvalho na Revista Visão Saúde
Emanuel Gonçalves no Diário de Notícias
Suzana Herculano-Houzel na Lusa
O Ispa recebe o novo ano letivo com um renovado Gabinete do Estudante (GE).
O GE proporciona apoio e enquadramento aos estudantes em assuntos que se relacionem com aspetos gerais da sua vida académica e pessoal, respeitando sempre a confidencialidade.
Tendo como principal missão o acolhimento, integração e apoio dos estudantes ao longo do seu percurso académico, o GE procura delinear e apoiar soluções adequadas e personalizadas a cada caso e mediante o pedido do aluno, em estreita articulação com outros Órgãos e Serviços do Ispa.
Principais áreas de intervenção do Gabinete do Estudante:
Ação Social
Necessidades Educativas Especiais
Aconselhamento Psicológico
Acolhimento de Estudantes (nacionais e internacionais)
Saídas Profissionais e Orientação
Horário de atendimento:
2ª e 6ª – das 10h00 às 12h30
3ª e 5ª – das 14h30 às 17h30
Os atendimentos devem ser agendados via e-mail: ge@ispa.pt
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1