Janeiro, o primeiro mês do ano, deve o seu nome a Janos, o Deus romano das mudanças e das transições, usualmente representado com duas faces: uma voltada para a frente, muitas vezes representando a juventude, que simboliza o futuro; a outra voltada para trás, muitas vezes representando a velhice, e que simboliza o passado. O início de cada novo ano é, de facto, uma época de balanço e de reflexão pessoal sobre o passado, e de esperança e planos para novos desafios.
É por isso ingrata a tarefa de redigir uma mensagem Natalícia dirigida a 2022 é o ano no qual o Ispa vai celebrar 60 anos de existência. Os aniversários são também momentos de transição, nos quais refletimos sobre o passado e perspetivamos o futuro. Ao longo destes 60 anos o Ispa afirmou-se, lenta mas solidamente, como uma escola de excelência nos seus domínios do saber: a Psicologia, as Biociências e a Educação. Perante os desafios societais que atualmente enfrentamos — da pandemia às alterações climáticas, das migrações à transformação digital — e a crise de confiança no conhecimento científico que atualmente se vive, considero que, para além do Saber, o maior legado que podemos deixar às futuras gerações de Ispianos é a formação de cidadãos interventivos, providos de pensamento crítico e capacitados para ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais sustentável e mais democrática.
Esta responsabilidade perde, no entanto, o sentido quando a reservamos Como se afirmava no lema das comemorações do cinquentenário do Ispa, “A consciência do passado ajuda-nos a projetar o futuro”!
Rui Oliveira
Professor Catedrático de Neurociências e Presidente do Conselho de Administração do Ispa
Nuno Torres, investigador do William James Center for Research do Ispa, publicou um estudo que faz a ligação entre a produção da hormona oxitocina com o brincar com os pais e a integração das crianças no pré-escolar.
“A ideia é que, através dos professores, se consiga promover a motivação dos estudantes por estas áreas”.
Nos dias 30 e 31 de março terá lugar no Ispa-Instituto Universitário o encontro científico Ispa Psychology & Pain Management: A State-of-the-Science Update dedicado ao contributo que a psicologia e os/as psicólogos/as podem dar à gestão da dor e a pessoas com dor aguda e/ou crónica.
Neste encontro científico, que se realiza no âmbito do projeto de investigação COPAHS (financiado pela Fundação BIAL), serão apresentados e discutidos os resultados mais recentes da investigação no domínio da intervenção psicológica baseada na evidência junto de pessoas com dor aguda e crónica e a sua aplicabilidade ao contexto português. Serão ainda discutidos os efeitos e a utilidade de abordagens novas e integrativas, incluindo aquelas espirituais. O evento conta com investigadores e clínicos de renome nacional e internacional, entre os quais o Professor Mark P. Jensen (University of Washington, USA), a Professora Melissa A. Day (University of Washington, USA; University of Queensland, Australia), o Professor Arndt Büssing (Herdecke University, Germany), a Doutora Patrícia Pinto (University of Minho, Portugal), e a Dra. Naide Ferreira (Associação Portuguesa para o Estudo da Dor), entre outros.
Programa:
29 de março: Workshop pré-conferência
30 e 31 de março: Conferência
Inscrições abertas
Faça o seu registo através do site
Submissão de abstracts
Data-limite para envio: 28 de fevereiro
O Ciclo de Conferências faz o seu habitual interregno. Volta em fevereiro, na Sala de Atos, com oradores e tópicos para vos fazer ousar saber.
No passado dia 25 de novembro de 2021, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas distinguiu Amalia Gradim Teixeira com o Prémio Teresa Rosmaninho.
Ivone Patrão na Visão
Ana Teresa Brito na Notícias Magazine
Tendo como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, o Ispa criou a Unidade de Acolhimento e Suporte ao Estudante (Students Welcome & Support Unit).
Esta nova unidade gere os vários canais de atendimento a candidatos e estudantes. Pretende ainda, de forma articulada com as demais estruturas do Ispa, dinamizar atividades de acolhimento e integração académica, desenvolvendo e apoiando iniciativas que contribuam para um envolvimento efetivo da comunidade académica, bem como para a divulgação do Ispa junto da rede de ensino básico e secundário.
Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.pt | uase@ispa.pt
Linha Azul Candidaturas 808 10 17 17
Atendimento geral +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira 10:00 às 13:00 e 14:30 às 19:00
WhatsApp 910 873 413