O Projeto Peixes Nativos, da investigadora Carla Sousa Santos, foi distinguido com o segundo lugar nesta iniciativa que reconhece práticas ambientais positivas nos rios portugueses.
A bióloga do Ispa agradeceu a menção honrosa, realçando que “este prémio deixa-nos muito orgulhosos e gratos pelo reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar nos últimos anos e que contou com a preciosa ajuda de todos os elementos da equipa, parceiros e voluntários”.
O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), que atribui o prémio em questão, destacou que “esta atribuição é o reconhecimento da importância do projeto na recolha e divulgação de informação sobre espécies ameaçadas de peixes de água doce, onde se incluem ações de sensibilização ambiental dirigidas aos alunos do 1.º ciclo”.
Esta iniciativa do GEOTA tem como objetivo reconhecer e premiar pessoas, organizações e empresas que implementam práticas ambientais positivas sobre os rios, assim como bons comportamentos e práticas económicas, sociais ou ambientais relacionadas com a sua gestão e envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade forte. A cerimónia de entrega dos prémios ocorrerá a 1 de outubro, na Gala Guarda-Rios.
O projeto Peixes Nativos tem o apoio institucional do Aquário Vasco da Gama, MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente e ICNF – Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas.
Saibam tudo sobre o projeto em:
https://peixesnativos.pt/
https://www.facebook.com/PeixesDeAguaDoceNativos/