“O projeto ProSTEAM tem como principal objectivo promover competências STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) em alunos do 1.º Ciclo”. É assim que o Professor José Castro Silva descreve este novo projeto europeu coordenado pelo Ispa, que teve início no passado mês de dezembro e que engloba nove parceiros de quatro países: Itália, Lituânia, Sérvia e Portugal.
“A ideia é que, através dos professores, se consiga promover a motivação dos estudantes por estas áreas”, adianta o Professor Francisco Peixoto. A partir disto pretende-se uma disseminação pelos professores do 1.º Ciclo através do desenvolvimento de uma “‘comunidade de práticas’, onde possam trocar ideias e experiências”.
A Professora Nadia Ferreira explica ainda que “o ProSTEAM é um projeto muito relevante na medida em que pretende identificar as necessidades dos professores dos primeiros anos a nível europeu, sobre o trabalho a realizar na área das STEAM, para posteriormente construir e divulgar tarefas e recursos diversos e desafiantes a explorar com os estudantes”.
Os parceiros deste projeto incluem não só Instituições de Ensino Superior, mas também Escolas de 1.º Ciclo: o Instituto Politécnico de Tomar e o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere; a Universidade de Pisa e o Instituto Comprensivo “Don P. Borghi” em Itália; Vytautas Magnus University e Joachim Lelevel Engineering Gymnasium de Vilnius na Lituânia; e a Universidade de Belgrado e a Primary School Lazar Savatić na Sérvia.
Mais sobre o projeto em https://www.pro-steam.eu/