Notícias

Escola de Educação do Ispa reúne com Instituições Cooperantes: Vivendo a Pedagogia do Encontro

9 de Novembro, 2022

No dia 3 de novembro a Equipa de Direção, Coordenação, Docência e Supervisão de Estágios da Escola de Educação do Ispa, acolheu 33 Representantes, Educadoras/es e Professoras/es das nossas Instituições Cooperantes.

Face aos vaivéns, mudanças e desorientações que sofreu em décadas recentes, a educação pode reencontrar o seu centro assumindo o esquema conversacional como paradigma. Desde esse ponto de apoio, a pedagogia do encontro abrange a totalidade da experiência humana e é capaz de nos surpreender ao formular apelos novos para instaurar um diálogo contínuo consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O sujeito poderá transfigurar-se no intercâmbio; a convivência tornar-se-á intercultural e equitativa; a construção do conhecimento será mais intersubjetiva e plena de sentido. Juan Carlos Godenzzi (1999)

Nas palavras de Ana Teresa Brito, professora e investigadora do Ispa / CIE e Diretora da Escola de Educação:

Depois de todos se apresentarem brevemente – ficando, desde logo, bem patente a riqueza dos contextos de Estágio! – partilhámos informação sobre a forma como hoje a formação se organiza, sobre os eixos fundamentais que singularizam o nosso projeto de formação, e iniciámos um caminho de reflexão conjunta sobre os Estágios que queremos ver fortalecido, partilhadamente, ao longo deste ano.

Este diálogo é fundamental entre a Escola de Educação do Ispa e as Instituições Cooperantes mas também entre Equipas das Instituições Cooperantes – na sua diversidade e riqueza, ampliam a reflexão sobre formação em Educação de Infância, engrandecendo-a. Neste contexto, relembro um texto que, já na viragem do milénio, sublinhava a importância de resgatar o esquema conversacional como paradigma para uma Pedagogia do Encontro.

A todos os que puderam estar presentes, o nosso profundo agradecimento pela partilha e reflexão sobre a formação das/os estudantes. Ao seu lado, “a construção do conhecimento será mais intersubjetiva e plena de sentido” (Godenzzi, 1999), com toda a certeza!

Mais informações sobre a Escola de Educação do Ispa

Outras notícias

ver todas