Notícias

Aluna do Ispa distinguida com o Prémio Teresa Rosmaninho

20 de Janeiro, 2022

No passado dia 25 de novembro de 2021, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas distinguiu Amalia Gradim Teixeira com o Prémio Teresa Rosmaninho.

A aluna do Ispa admite que “foi com um misto de espanto, e enorme orgulho, que vi a minha tese de Mestrado ‘FEMICÍDIO – Contributos para a sua Visibilidade e Prevenção – Análise Retrospetiva’, ser premiada”. O facto desta distinção recair habitualmente em “estudantes de Mestrado ou Doutoramento das áreas de Direito contribui muito para a minha surpresa e gratidão”.   

Amalia Gradim Teixeira explica que o seu trabalho, que “teve por base os Relatórios da Equipa Multidisciplinar da EARHVD (Equipa de Análise Retrospetiva Homicídio em Violência Doméstica) e a busca de respostas por ‘Disparadores de Perigosidade’, tem um enquadramento multidisciplinar necessário para o sucesso da prevenção do Femicídio. Assim, muito me honra ter tido esta distinção – particularmente sabendo que se trata de um prémio com o nome de Teresa Rosmaninho, também ela formada em Psicologia no Ispa e rosto inegável na luta pelos Direitos das Mulheres”.

Concluindo, acrescenta que “todo este processo, desde o tema até à apresentação da candidatura, só foi tornado realidade por orientação do Professor José Ornelas. Consciente que o caminho que temos de percorrer neste campo é ainda muito vasto, sinto gratidão por ter contribuído um bocadinho para fomentar a discussão, a visibilidade e a busca de respostas e soluções para erradicar o Femicídio”.

Vídeo da cerimónia disponível em https://youtu.be/iG1ZDY2SwHw

Outras notícias

ver todas