Notícias

2º Encontro Transnacional do Projeto MathMot

23 de Novembro, 2022

No passado dia 10 e 11 de novembro decorreu, na Universidade de Belgrado, o 2º Encontro Transnacional do Projeto MathMot (Co-constructing mathematics motivation in primary school – A longitudinal study in six European countries), um projeto financiado pelo Norwegian Research Council. Participaram nesta reunião membros da equipa portuguesa do Centro de Investigação em Educação, os Profs. Doutores Francisco Peixoto (Coordenador da Equipa Portuguesa) e Lourdes Mata e as investigadoras Mafalda Campos e Teresa Caetano.

Este encontro, que decorreu um ano após o 1º Encontro Transnacional acolhido pelo Ispa – Instituto Universitário, teve como principais objetivos analisar a adequação dos instrumentos e avaliar os resultados obtidos na 1ª Fase do Estudo Principal, cuja recolha de dados decorreu de Março a Maio de 2022. Para além disso, iniciou-se a preparação da 2ª Fase do Estudo Principal, que passará por uma segunda recolha de dados junto dos mesmos alunos que estarão, no corrente ano letivo, no 4º e 5º ano de escolaridade.

O Projeto MathMot conta com a colaboração de 6 países europeus – Portugal, Noruega, Finlândia, Suécia, Sérvia e Estónia. A participação de diferentes países europeus representa uma variedade de sistemas educativos organizados de forma diferente sendo um dos objetivos do projeto perceber até que ponto a organização dos sistemas de ensino poderá ter impacto na motivação para a matemática dos estudantes.

Entre os vários objetivos deste projeto, pretende-se caracterizar práticas e crenças dos professores e famílias sobre e para a aprendizagem da matemática, e analisar eventuais relações destas com a motivação e desempenho dos estudantes. Para além destes objetivos de investigação, o MATHMot pretende igualmente elaborar um documento de boas práticas no ensino da matemática nos primeiros anos de escolaridade, fornecendo aos professores informações importantes acerca de iniciativas promotoras da motivação para a matemática por parte dos estudantes.

Mais informações sobre o projeto MATHMot

Outras notícias

ver todas