Eventos

Investigação, justiça e linguagem | Ispa acolhe dois workshops internacionais sobre práticas forenses

28 Maio 2025 - 09:30h
28 a 29 Mai 2025

Sala de Atos

Ispa – Instituto Universitário

O Ispa – Instituto Universitário será palco de dois workshops internacionais dedicados à entrevista investigativa e à tradução em contextos jurídicos, integrados na Ação COST IMPLEMENDEZ. As iniciativas, organizadas pela professora e investigadora Telma Sousa Almeida, reúnem especialistas nacionais e internacionais para debater metodologias emergentes e promover o desenvolvimento de práticas interdisciplinares entre psicologia, linguística e justiça.

O primeiro workshop, Metodologias de Investigação na área da Entrevista Investigativa, explora os desafios e avanços na condução de entrevistas a vítimas e testemunhas de crime. Serão abordados temas como os designs metodológicos, recolha e análise de dados, e novas abordagens em investigação. O professor Rui Paulo, da Birmingham City University, integra o painel como orador convidado.

O segundo workshop, Translating the Méndez Principles into Practice, centra-se na tradução multilingue aplicada à justiça, em particular na adaptação dos Princípios de Méndez — um conjunto de orientações internacionais para entrevistas baseadas nos direitos humanos. A iniciativa contará com a presença de Rui Sousa Silva (Universidade do Porto) e Rebecca Tipton (University of Manchester), promovendo o debate sobre tradução forense e terminologia especializada.

Ambos os workshops decorrem a 28 e 29 de maio na Sala de Atos do Ispa, que será adaptada para atividades colaborativas e discussão em grupo. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

Inscreva-se aqui.

Outros eventos

ver todos