Eventos

Exposição | Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres

25 Novembro 2024 - 12:00h
25 Nov 2024 a 11 Dez 2025

Sala Dr. Mário Casimiro
Ispa – Instituto Universitário

O Ispa – Instituto Universitário inaugura no dia 25 de novembro, às 12h na Sala Dr. Mário Casimiro, uma exposição integrada no “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”, esta iniciativa pretende sensibilizar para a causa, reunindo trabalhos académicos, produção científica, atividades práticas, uma mostra artística e ações de ativismo. Um convite para relembrar, compreender e agir. A entrada é livre.


A mulher precisa de ter sempre forma de confirmar aquilo que ela está a dizer… tem de confirmar, reconfirmar, confirmar, reconfirmar, confirmar e reconfirmar porque ninguém acredita nela…o simples facto de ser verdade tem de ser por várias fontes, se não é mentira, é uma fabricação, é uma ideia e não é verdade.”

(AS. 2022 REDE PARES)

Sinopse

A exposição foca-se, sobretudo, na realidade vivida pelas mulheres migrantes, que enfrentam várias formas de violência de género, como violência doméstica, assédio sexual e violação. Embora enfrentem desafios semelhantes aos das mulheres portuguesas, as mulheres migrantes lidam com riscos acrescidos, como a precariedade do estatuto migratório, barreiras linguísticas, marginalização social e preconceitos.

A violência interseccional relaciona-se com fatores como orientação sexual, etnia, nacionalidade e idade, agravando as desigualdades de género. Apoiar estas mulheres exige a compreensão das suas experiências específicas e a implementação de intervenções personalizadas que promovam a sua recuperação e capacitação.

A Psicologia Comunitária desempenha um papel fundamental ao estabelecer parcerias comunitárias e redes de apoio, ajudando centros de acolhimento a adotar abordagens integradas que considerem fatores contextuais em múltiplos níveis. Este trabalho amplifica as vozes das mulheres migrantes, reforçando a sua luta por uma vida digna e livre de violência.

Na exposição temática também são apresentados instrumentos de intermediação da Rede Pares e do projeto Uni_R, uma mostra artística intitulada ‘Roupas de Violação’, trabalhos realizados por estudantes, e ainda um happening com debates pertinentes às 12h e às 20h. A exposição inclui também uma hands-on session dedicada ao jogo ‘Valores Pessoais‘, financiado pela Iceland Liechtenstein Norway Grants.

A abertura é conduzida pela Professora Maria João Vargas Moniz, Professora do Ispa – Instituto Universitário e investigadora do APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion.

Para ver este conteúdo deve aceitar a utilização cookies: Definições de cookies

Outros eventos

ver todos