Compreender as perceções das/os educadoras/es de infância sobre os aspetos norteadores subjacentes à organização do tempo e dos espaços educativos na sua prática pedagógica ou identificar e compreender a intencionalidade dos profissionais na utilização dos espaços interiores e exteriores e na organização da rotina são alguns dos temas em debate na Conferência “Educação de Infância In&Out – Desafios na gestão do espaço e do tempo” que decorre na quinta-feira (16 de novembro) na Sala de Atos, do Ispa. Uma conferência administrada pelas Professoras e investigadoras Ana Teresa Brito, Lourdes Mata, Mónica Pereira e Natalie Nóbrega dos Santos.
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Resumo:
O ambiente educativo nos contextos de educação de infância, nomeadamente o espaço interior, exterior, o tempo e as rotinas, são elementos importantes para promover a qualidade da interação entre as crianças e as suas iniciativas e explorações (brincar), sendo um dos aspetos realçados ao longo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016).
No projeto de investigação “Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância”, procuramos compreender as perceções das/os educadoras/es de infância sobre os aspetos norteadores subjacentes à organização do tempo e dos espaços educativos na sua prática pedagógica; identificar e compreender a intencionalidade dos profissionais na utilização dos espaços interiores e exteriores e na organização da rotina; caracterizar as crenças de autoeficácia dos profissionais relativamente à organização e utilização do espaço (interior e exterior) e da rotina quotidiana; e, finalmente, apresentar recomendações que suportem e contribuam para melhorias na prática profissional das/os educadoras/es e, consequentemente, no desenvolvimento, bem-estar e aprendizagens das crianças.
Nesta conferência, vão ser apresentados primeiros resultados do Projeto, no âmbito dos dois estudos que o integram.
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